O que está buscando?

Estagiário do Super Férias Votorantim faz parte do povo indígena Baré

Jovem conta que brincadeiras indígenas fizeram sucesso com as crianças do programa

 Por: Amanda Campos | Comunicação Regional SESI
26/07/202314:16- atualizado às 12:16 em 21/08/2023

O estudante de Turismo Luís Gabriel Ferreira da Silva de 25 anos, percorreu um longo percurso desde a cidade de São Gabriel da Cachoeira no Amazonas até o SESI Votorantim, onde atualmente faz parte do grupo de estagiários contratados para ajudar a criançada no Super Férias.

Atualmente ele reside na cidade vizinha de Sorocaba, local escolhido para cursar o ensino superior, e se desdobra na rotina de estudos e o estágio no SESI. E ele nos conta, que é impossível passar despercebido entre as crianças do programa.

“Algumas crianças me perguntam sobre alguma palavra no meu povo ou qual comida comemos na minha região”.

Para quem não sabe, Luís Gabriel pertence com muito orgulho à etnia do povo Baré. Os barés são um grupo indígena que habita o noroeste do estado brasileiro do Amazonas, mais precisamente nas áreas indígenas Içana-Rio Negro, Médio Rio Negro I, Médio Rio Negro II e Xié, além da Venezuela. Ele explica que no município onde morava, existem mais de 23 etnias espalhadas.

Ao ser questionado sobre como é a vivência com os pequenos no Super Férias, Luís responde muto animado: “Está sendo uma experiência nova, estou aprendendo muita coisa e lidar com as crianças, entretendo-as nas atividades e brincadeiras dentro do programa é muito bom. Estou fazendo o possível para ajudá-las e o SESI nos disponibiliza muitas condições e apoio para isto.”.

Luís não deixa de falar sobre o choque cultural que tem sido morar no estado de São Paulo “Tive uma grande mudança nos costumes, hábitos e tradições diferentes na região de São Paulo. As pessoas agem de forma diferente aqui em relação a isso. São outros modos de convivência e experiências novas.” Explica o estudante.

O jovem ainda relata que alguns aspectos de sua cultura natal o ajudaram muito durante o estágio no Super Férias, pois aplicou algumas brincadeiras indígenas com as crianças, que adoraram!

 

O estudante de Turismo Luís Gabriel Ferreira da Silva de 25 anos

Leia também