O evento esportivo, que aconteceu no dia 17 de maio, integrou em sua programação diversas ações voltadas à sustentabilidade
Por: Isabelle Santos | Comunicação Regional Sesi-SP
21/05/202510:43- atualizado às 12:18 em 15/07/2025
o dia 17 de maio, o Sesi Votorantim sediou a Fase de Classificação da Liga Sesi-SP de Natação – competição que envolve nadadores do aperfeiçoamento esportivo, promovendo transições graduais para níveis mais altos. Mas o que chamou a atenção do público vai além do alto nível técnico dos atletas: foram as práticas sustentáveis do evento.
A competição contou com a presença de cerca de 400 pessoas e integrou em sua programação várias ações voltadas à sustentabilidade. Um dos principais focos foi o gerenciamento adequado dos resíduos sólidos gerados, uma proposta alinhada ao trabalho executado pela equipe da Trilha de Educação Ambiental da unidade.
Planejamento para um evento sustentável
Antes da realização da Liga Sesi-SP de Natação, medidas foram adotadas para garantir a minimização dos impactos ambientais e para promover o uso racional dos recursos naturais, especialmente na área do balneário, local em que o evento acontece. Confira:
Gerenciamento de resíduos durante o evento
O gerenciamento dos resíduos gerados pela realização da Liga Sesi-SP de Natação foi planejado com foco na separação correta e na destinação adequada de cada tipo de material descartado, considerando a área principal do evento, que é o balneário. As ações incluíram:
Ações sustentáveis gerando resultados
Ao todo, a Liga Sesi-SP de Natação, realizada no CAT Sesi Votorantim, gerou 136,5 kg de resíduos. Nesse montante, entre os resíduos secos, destacam-se as embalagens plásticas, copos descartáveis e caixas de papelão, além de papéis e outros descartes comuns trazidos pelo público geral.
Todo o resíduo gerado pelo evento foi devidamente separado e encaminhado para os destinos corretos. Os 67 kg de materiais recicláveis seguiram para o processo de reciclagem; os 62 kg de resíduos orgânicos foram retirados pela empresa de saneamento do município de Votorantim e enviados ao aterro sanitário; e os 7,5 kg de cascas e sobras de frutas foram incorporados ao solo da agrofloresta do Sesi Votorantim, atuando como adubo natural.
Todo o planejamento e execução de ações sustentáveis feito para a Liga Sesi-SP de Natação mostra que, com estratégia e engajamento, é possível realizar eventos de médio porte com responsabilidade ambiental.